Olá!

E cá estou eu a partilhar contigo mais um artigo semanal! Há alguns dias atrás, a caminho do supermercado, passei pelo Hospital de São João e pensei na quantidade de pessoas que lá estariam com graves problemas de saúde. Isso levou-me a pensar em pessoas que, apesar dos problemas que possam ter, estão sempre bem dispostas e de bem com a vida. De certeza que já conheceste pessoas assim!

Por outro lado, há pessoas que até não têm grandes problemas, mas que estão sempre a queixar-se e a reclamar de alguma coisa.

Então, decidi que esta semana iria dedicar este momento de escrita reflexiva a um tema que considero essencial para que seja possível viveres uma vida de plenitude: a ressignificação!

 

O que é a ressignificação?

A ressiginificação é a capacidade de atribuíres um novo significado aos acontecimentos da tua vida, da tua rotina do dia a dia.  Esta técnica é muito eficaz e deve ser usada quando tens o teu foco no negativo, ou seja, quando vês só o lado negativo das coisas.

 

Qual é o teu foco?

  • Já paraste para pensar na forma como olhas para cada situação ou acontecimento?
  • Consegues ver o lado positivo em todas as coisas?
  • Ou fazes parte do grupo de pessoas que estão sempre a reclamar de tudo porque acham que tudo o que lhes aconteceu ou tudo o que têm é mau?

O segredo está nos óculos que usas para ver a tua realidade…

Ao contrário do que muitos pensam, a diferença não está na vida de cada pessoa. Esta visão positiva ou negativa não tem a ver com a realidade de cada um, nem com as oportunidades que cada um tem. A grande diferença está no interior de cada pessoa, na forma como ela olha para cada situação e na interpretação que faz dela. Para uma mesma situação, podes ver o cenário a cores ou a preto e branco.

 

Conheces a Carla?

A Carla tem uma família que considera muito barulhenta, desorganizada e que nunca ajuda nas tarefas domésticas. Então, sempre que está em casa com eles, está infeliz, porque está focada nos aspetos negativos e só lhe apetece estar sozinha. Passa o tempo a reclamar e a discutir com eles. Está farta!!

Agora, vou dar-te outra perspetiva! O João vive sozinho e nunca conseguiu constituir família. Passa os seus dias sem ter para quem falar e só deseja ter uma família! Mesmo assim, acredita que um dia vai conseguir realizar o seu sonho.

Se calhar, o João daria tudo para estar no lugar da Carla.

E será que o problema que a Carla julga que tem é assim tão grave? Será que não há uma forma de solucioná-lo?

A Carla pode ter uma conversa com eles e mostrar o seu ponto de vista. Pode também, em família, criar um quadro com as tarefas domésticas e distribuí-las por cada pessoa. Desta forma, cada um já sabe qual é a sua contribuição. Em relação ao barulho, a própria Carla faz barulho? Se é algo comum a todos, talvez ela possa começar por mudar o seu próprio padrão e, a partir daí, gerar uma mudança coletiva.

Não quero com isto dizer que esta seria a solução para os problemas da Carla. Quero apenas mostrar-te que existem várias alternativas e que muitos dos problemas têm solução. A questão é que só vais conseguir encontrar soluções se te focares no positivo.

 

Ressignifica!!

Está na altura de deixares os ressentimentos de lado! Atira as tuas mágoas pela janela! Para de pensar no passado, no que poderias ter feito e não fizeste. Para de pensar naquilo que não tens! Pensa em tudo o que de bom tens! Agradece pelas oportunidades que tiveste e pelas pessoas maravilhosas que fazem parte da tua vida! Agradece pela aprendizagem que todas as situações te proporcionaram! Tu és um sortudo e nem sequer te apercebes disso! Foca-te no positivo!!

Afinal de contas, a vida pode ser fantástica e a gratidão é inacreditavelmente poderosa. Quando começas a agradecer mais e a reclamar menos, abres uma porta! É a porta para uma vida extraordinária, uma vida de plenitude!!

 

Qual é a tua escolha?

Espero que tenha conseguido mostrar-te uma nova perspetiva! Espero que tenha conseguido gerar uma reflexão e dar-te o impulso que precisavas para dares o primeiro passo na direção daquilo que realmente importa: viver uma vida feliz, uma vida de plenitude!

 

Não é o que todos queremos?

Bom fim de semana!

Gostaste do artigo? Partilha com os teus amigos, nas redes sociais!