Hoje, vivemos uma realidade que nunca pensámos ser possível viver! Estamos a lidar com uma Pandemia!

Esta situação está a colocar a população em alerta e o medo e a ansiedade começam a manifestar-se! Quando nos deixamos levar por estas emoções, acabamos por fazer coisas exageradas e que não ajudam nada na resolução do problema!

 

O que é o MEDO e a ANSIEDADE?

O MEDO é uma emoção que sentimos quando uma determinada situação está a ocorrer, ou seja, é referente a uma situação PRESENTE. Ele está associado ao nosso instinto de sobrevivência e surge como uma resposta imediata ao que se julga ser um perigo ou uma ameaça.

A ANSIEDADE é uma emoção que sentimos relativamente a uma situação que ainda não aconteceu, ou seja, é referente ao FUTURO. Isto significa que ficamos preocupados com algo que ainda nem sequer aconteceu!

 

Perante a dificuldade que estamos a viver, conseguimos perceber que esta ansiedade gera comportamentos desmedidos! Por exemplo, pensa no que se tem visto nos supermercados! As prateleiras estão vazias… As pessoas têm medo que os bens essenciais lhes faltem e enchem os carrinhos até não caber mais nada!

 

REFLETE um pouco sobre isto…

  • Será que isto é mesmo necessário?
  • Porque será que isto acontece?
  • Será que essa ansiedade não está a prejudicar, em vez de ajudar?
  • Será que não é altura de nos unirmos e não de olharmos só para nós?

 

Comunicação Social

De certeza que tens acompanhado as notícias que passam na televisão e nas redes sociais! Quem não vê, não é verdade?? Já reparaste que a comunicação social tem o dom de dramatizar qualquer situação e de provocar o pânico nas pessoas? Será que esta forma de transmitir a informação é a mais correta? Julgo que não!! A comunicação social é um dos grandes responsáveis pela ansiedade das pessoas e causa este pânico generalizado!

É verdade que o Corona Vírus é um vírus que se propaga muitíssimo rápido e devemos tomar precauções! Devemos prevenir e contribuir para que este vírus nos deixe em paz!

Mas vamos agir com calma!! Vamos ajudar-nos, fazendo a nossa parte!! A melhor forma de fazeres isso é tendo a informação necessária do teu lado e não te deixares dominar pela Comunicação Social! Aprende a filtrar as notícias que ouves! Aprende a saber o que é importante e o que não é! Isto é Inteligência Emocional!! Ouve, filtra e pensa por ti!!

 

Não te deixes dominar!

Não entres em pânico!

Não sejas parte do problema!

 

Tudo se vai resolver! A energia do pensamento positivo é muito poderosa!! Se cada um de nós fizer a sua parte e não se deixar controlar pelo pânico, será mais rápido do que julgamos!

 

Gostaste do artigo? Partilha com os teus amigos, nas redes sociais!