Esta semana, quero falar-te sobre um tema que acho muito pertinente e que considero ser importantíssimo para te ajudar a manter o foco nos teus objetivos: Motivação!

 

A MOTIVAÇÃO gera ENERGIA!

A motivação é o estímulo que te faz agir em direção a um objetivo e é essencial para a concretização do mesmo. É a tua força interior!! Sem isso, não tens vontade de avançar e vais-te habituando a permanecer na tua zona de conforto. No entanto, nem sempre é fácil manter a motivação e isso pode acontecer por vários motivos: a rotina do dia a dia faz com que vás perdendo a energia e a força de vontade, ficas desanimado se o teu objetivo demorar muito tempo a ser alcançado, os obstáculos que vão surgindo pelo caminho levam-te a querer desistir, etc.

Recordas-te que no artigo da semana passada falei sobre a Curva da Mudança? Pois!! Existe sempre aquela quebra de energia causada pela dor, mas se te mantiveres motivado e focado, consegues ultrapassar essa fase mais complicada e chegar à fase de adaptação! Por isso é que a motivação é uma peça fundamental para te ajudar a não desistir! E tu já sabes que a vontade de desistir é temporária. Rapidamente, ela desaparece e dá lugar à sensação de vitória!

Por isso… Continua!! Não desistas!!

 

Motivas-te pelo prazer ou pela dor?

Há pessoas que se motivam por aproximação e outras que se motivam por afastamento. As pessoas que se motivam por aproximação agem pelo prazer que sentem em fazer determinada atividade e pelos benefícios que ela pode trazer. Já as pessoas que se motivam pelo afastamento agem pela dor, ou seja, só fazem essa atividade para evitar a dor. E sabes o que é mais interessante? A maior parte das pessoas motiva-se pelo afastamento!! É nestas pessoas que me vou focar, agora.

 

A TÉCNICA DO COMPROMISSO!

Já sabemos que não é fácil manter a motivação! Então, quando alias a força de vontade às emoções, poderás ter ainda mais dificuldade, porque as emoções não são estáveis. Isto quer dizer que hoje podes estar muitíssimo motivado, mas amanhã podes não estar. Para contornares essa situação e conseguires estar sempre motivado, aplica a Técnica do Compromisso: substitui a força de vontade pela força de compromisso!

 

Vou dar-te um exemplo…

Imagina que queres comprar uma casa e precisas de juntar dinheiro! Então, decides que, todos os meses, vais transferir 500€ para uma conta que criaste para este objetivo.

 

Algum tempo depois…

Num mês, gastaste mais do que deverias e vais àquela conta levantar algum dinheiro. Passado 2 meses, voltas a fazer o mesmo. O problema é que isto acaba por se repetir várias vezes, mas nunca chegas a repor o que tiras. A tua vontade de ter a casa é muita, mas aquela vontade inicial deixou de ser tão forte!

 

Quando usas a técnica do compromisso…

Agora imagina que pediste um empréstimo ao Banco para comprar a tua casa e o valor definido foram os mesmos 500€! Se te faltar dinheiro a meio do mês, vais pedir ao banco que te dê algum? Claro que não!! Aqui, assumiste um compromisso com o Banco e não podes falhar!

 

O exemplo do empréstimo foi só isso mesmo, um exemplo. Poderás aplicar esta técnica em qualquer situação!

 

Tenho a certeza de que, a partir de agora, tudo será mais fácil!

 

Não te deixes vencer e mantém-te motivado!!

 

 

Gostaste do artigo? Partilha com os teus amigos, nas redes sociais!