A Influência é uma estratégia de comunicação fantástica, em que se utilizam recursos emocionais para levar o outro a fazer ou a aceitar algo. É a arte de convencer! Esta estratégia pode ser muito útil em termos profissionais, nomeadamente na área comercial e, por isso, queremos partilhar isto contigo!

Imagina que tens o poder de captar a atenção do teu cliente e de o convencer do verdadeiro valor do teu produto ou serviço, fazendo com que ele queira comprá-lo!! Fantástico, não é? O melhor de tudo é que isto é possível!!

 

Vê como te podes tornar num mestre da arte de influenciar:

  • Antes de mais, deves conhecer muito bem a pessoa que queres influenciar. Isto é importantíssimo e é a base desta estratégia. Tenta perceber se o teu cliente gosta mais de falar ou de ouvir, se é uma pessoa visual ou cinestésica, etc.
  • Cria empatia! É importante que adaptes a tua linguagem à do cliente, para que ele se sinta mais descontraído, e que tenhas a capacidade de te colocares no lugar dele. Desta forma, ele vai confiar em ti e vai ter a certeza de que farás o melhor negócio para ele.
  • Deves escolher muito bem a hora de por isto em prática! De nada te vai servir a ligação que criaste com o teu cliente, se escolheres um péssimo momento para o tentares convencer de alguma coisa. Por norma, é mais fácil convencer alguém que esteja agradecido e que sinta a necessidade de retribuir. Por isso, se o teu cliente estiver agradecido por algo que tenhas feito, esse é momento ideal! 

 

ATENÇÃO
A influência é uma estratégia, realmente, poderosa! No entanto, deves ter muito cuidado com a forma como a usas. NUNCA deves utilizá-la com a intenção de manipular, de controlar ou de enganar os outros. Até porque as pessoas vão acabar por perceber as tuas intenções e não vais ter muito sucesso. O segredo é poderes influenciar o teu cliente a comprar um produto ou serviço em que acreditas e que sabes que será uma mais-valia para ele. O cliente vai sentir que pode ganhar muito com isso e quando precisar de comprar, novamente, vai lembrar-se de ti!