O coaching é uma metodologia flexível, que pode ser aplicada às mais diversas áreas.

Como ela envolve técnicas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento humano, as sessões podem ser focadas em qualquer área da vida do Coachee.

Hoje, o Coaching tem inúmeros campos de atuação: Novos Negócios, Gestão, Planeamento, Empreendimento, Emagrecimento, Família, Energia, Comunicação, Desporto, Adolescência, Espiritualidade, Emoções e muito, muito mais!

Já consideraste esta profissão?

Coaching da Vida

É o Coaching mais abrangente que envolve vários aspetos da vida do ser humano. Ele é voltado para o desenvolvimento pessoal, auxiliando o Coachee a superar obstáculos, a vencer medos e a conquistar autoconfiança.

Através dele, o cliente define objetivos e metas, trabalha o autoconhecimento e aprende a usar o máximo das suas capacidades. Este é um processo mais longo, que envolve perguntas e a procura de respostas mais concretas.

O Coach é responsável por orientar o Coachee a percorrer o seu próprio caminho, para que ele próprio encontre as respostas e as soluções para os seus problemas.

Coaching de Relacionamento

Este Coaching é destinado a casais. Eles passam a conhecer-se melhor e a ver e a aceitar os defeitos e as falhas do outro. Assim, este processo visa melhorar a relação e melhorar a afetividade do casal.

O Coach é responsável por orientar o casal nas dificuldades e nos conflitos da vida, relacionados com finanças, filhos e com a própria convivência. O seu objetivo é fortalecer o vínculo entre os dois, estimulando-os a trabalhar em conjunto para atingir as suas metas e realizar os seus sonhos.

Coaching de Carreira

A finalidade do Coaching de Carreira é ajudar as pessoas a evoluír na sua carreira ou a encontrar uma profissão que as complete.

Este é um dos tipos de Coaching mais procurados por jovens que ainda não sabem qual o rumo que darão à sua vida profissional. No entanto, também é procurado por profissionais experientes que precisam do Coaching para tomar decisões mais sérias, como mudar de emprego ou aceitar outro cargo dentro da empresa onde já estão.

O Coach é responsável por ajudar as pessoas a evoluir na sua carreira ou a abraçar uma nova, contribuindo para que o Coachee descubra uma profissão ou uma atividade mais adequada ao seu perfil. Assim, ambos passam a definir estratégias para que as metas sejam atingidas.

Coaching de Negócios

O Coaching de Negócios visa ajudar empresários a desenvolver as estratégias necessárias para o crescimento das suas empresas. O foco é voltado, especialmente, para pequenas, micro e médias empresas, cujos empresários precisam de compreender melhor os seus mecanismos e saber como podem atuar de forma a melhorar a gestão do negócio.

O Coach é responsável por diagnosticar a situação atual da empresa e perceber quais as suas necessidades, contribuindo para a organização dos processos, de forma a que seja possível alcançar resultados positivos. Isto quer dizer que para alcançar o objetivo final é preciso passar por etapas e metas intermédias e é o Coach que procura a melhor forma de fazer isso, sempre em conjunto com o Coachee.

Coaching Financeiro

A finalidade do Coaching Financeiro é oferecer uma orientação especializada e detalhada, para que o Coachee conquiste melhores resultados nas suas finanças. Com o devido processo, o cliente é capaz de desenvolver um planeamento muito eficiente, que possibilita o restabelecimento das suas finanças, um elemento fundamental para a sobrevivência da empresa e para o controle do orçamento familiar.

O Coach é responsável por aplicar técnicas e ferramentas, para que o coachee possa identificar falhas no fluxo financeiro, perceber quais os setores em que é necessário investir mais capital, determinar o melhor momento para utilizar os recursos e indicar como garantir os melhores rendimentos.

Coaching de Vendas

Coaching de Vendas, como o próprio nome indica, é um processo voltado, exclusivamente, para vendas, que estimula o Coachee a desenvolver soluções que se adequem às necessidades da sua empresa. Esta é uma maneira de aumentar o desempenho competitivo e comercial da empresa, visando a criação, o desenvolvimento e a aplicação das melhores técnicas do mercado.

O Coach é responsável por reunir todas as informações necessárias para compreender melhor o ambiente onde o cliente atua, o perfil do seu consumidor e os padrões de comportamento que predominam na empresa. Este tipo de Coaching pode ser aplicado tanto a uma organização como a um indivíduo.

Onde posso obter a Certificação para me tornar num Coach?

Se ficaste interessado e se te identificaste com esta carreira tão inspiradora, não te esqueças que é fundamental que faças uma formação completa de coaching. Ela não só te garante um certificado que atesta a tua qualificação para atuares na área, como também permite que te tornes num coach de sucesso!

Se desejas garantir o teu espaço neste mercado de trabalho, em pleno crescimento, procura uma formação sólida e aprofundada. Para isso, conta com a Movement Coaching School, uma das maiores referências de coaching, em Portugal.

A nossa formação em coaching é a mais completa do mercado! Dá-te acesso a  quatro Qualificações e duas Certificações.

Qualificações

  • Professional Performance
  • Leader Coach
  • Life Coaching
  • Analista Comportamental

Certificações:

  • Certificação Internacional em Coaching – LCPP
  • Certificação de Analista Comportamental

Este artigo foi útil? Comenta e partilha o conhecimento com os teus amigos, nas tuas redes sociais!

Gostaste do artigo?

Preenche o formulário abaixo e fala com um consultor especializado.
Desenvolve a tua vida pessoal e a tua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.